2005-06-08

AMERICANA (1) - GRANFALOON BUS

Não restam duvidas que os anos 60, 70 e 80 foram criativamente o expoente da musica moderna. Não querendo ficar adepto do saudosismo é com entusiasmo que observo nos ultimos anos uma vaga americana alternativa de grande valor e merecedora dos maiores elogios. Falo, por exemplo, de 16 Horsepower, The Be Good Tanyas, Calexico, Freakwater, Hazeldine, Howe Gelb, Janet Bean, Jolie Holland, Lambchop, Po Girl, Ryan Adams, Squirrel Nut Zippers, South San Gabriel, Tres Chicas, Whiskeytown, Wilco, Woven Hand e muitos, muitos outros.

Naturalmente, em Portugal, a maior parte destas bandas é desconhecida. Só assim se percebe o caso flagrante dos Granfaloon Bus. Quarteto de melodias subtis e liricas de veia poética acentuada, vagueraram neste mundo entre 1990 e 2003, quais americanos tipicamente despreocupados em saltar para o estrelato.

Oito albuns, equilibradamente eternos, garantem algumas horas de prazer. Destaque para "Schlafwagen" (1997), "Good Funeral Weather" (1999), "Exploded View" (2001) e "Lucky Curtains" (2003). Estes dois ultimos estão disponiveis na nossa lojeca para alguém mais interessado nestas coisas da musica.
Muitas bandas fazem albuns. Os Granfaloon Bus deixaram-nos albuns. Uma bela herança. Para mim. Que os oiço...

1 Comments:

At terça-feira, janeiro 24, 2012, Blogger Unknown said...

não sei de quando é o post, mas ainda bem que vejo que mais alguém os ouve ... o exploded view é a minha companhia regular para viajar estrada fora horas a fio e nunca nunca me aborrece !

 

Enviar um comentário

<< Home