2005-05-15

UM GRANDE ALBUM AO VIVO

Londres, final de 1979. Estádio de Wembley completamente esgotado para os 6 concertos dos Fleetwood Mac. Era o regresso ansiado. Depois de Rumours. Agora era a vez de Tusk. Ainda hoje um dos mais controversos albuns da história do rock.
Os Fleetwood Mac não eram estrelas. Eram mega-estrelas. E tinham tudo com eles, um passado em blues, um presente em pop rock, casamentos, divorcios, invejas, traições, drogas, etc. Mas tocavam como ninguém.
Por muitos albuns que tenham gravado os Fleetwood Mac ficarão para sempre marcados pela trilogia Fleetwood Mac (1975), Rumours (1977) e Tusk (duplo album - 1979). O duplo ao vivo de 1980 Fleetwood Mac Live é um fiel registo desses anos apimentado por uma excelente versão de Oh Well (de Peter Green), de The Farmer's Daughter (de Brian Wilson) e de 3 originais do nucleo duro de compositores (Lindsey Buckingham, Christine McVie e Stevie Nicks).


Live é um excelente registo do que os Fleetwood Mac eram capazes. Soltavam as amarras do som de estudio e libertavam-se em palco. Secção ritmica irreprensivel com Mick Fleetwood e John Mcvie sempre muito seguros apoiando os devaneios de Lindsey Buckingham na guitarra.
Por falar em guitarra tomem nota dos que passaram na banda: Peter Green, Jeremy Spencer, Danny Kirwan, Bob Welch, Lindsey Buckingham e Billy Brunette!!! Mete respeito.
Depois temos as vozes. O lado masculino de Lindsey equilibrava a luta feminina entre a classe e charme de Christine McVie e a exotismo e misterioso de Stevie Nicks.
Pontos altos? Monday Morning, Sara (fantastica versão), Not That Funny, Go Your Own Way e The Farmer's Daughter.
Pode encontrar esta semana o duplo CD na Mau Génio. Sobre os Fleetwood Mac e suas aventuras voltaremos a falar...