2005-12-19

2005 - REEDIÇÕES DO ANO

Começo a fazer o balanço de 2005 pelas reedições.
Os VAN DER GRAAF GENERATOR ao verem toda a sua discografia reeditada, remasterizada (já era sem tempo) e ainda contemplada com faixas audio extras foram a banda do ano.
Albuns de destaque:
BLACK OAK ARKANSAS: The Wild Bunch

O Southern Rock teve sempre um fiel grupo de adeptos fieis. Bandas como os Lynyrd Skynyrd e os Allman Brothers tiveram sempre sucesso por mais altos e baixos que as suas epocas criativas possam ter acontecido. Os Blackfoot e os Black Oak Arkansas foram sempre os mal amados deste estilo musical e acabaram por se transformar em bandas de culto. Os Black Oak Arkansas são um caso raro de vitalidade. Em 1999, dez anos após o anterior album, regressaram com "The Wild Bunch" que rapidamente se esfumou das lojas e passou a descatalogado. Este ano, uma editora belga adquiriu os direitos e reeditou este fantastico album com 15 musicas (10 novas e 5 novas gravações de velhos clássicos) e o resultado é surpreendente, vigoroso e fresco. Jim Dandy continua a ser o vocalista e showman de outrora e o guitarrista Rocky Athas dá aulas durante todo o disco. A não perder (5/5).

DURUTTI COLUMN: Amigos em Portugal

Originalmente gravado em 1983 "Amigos em Portugal" é pela primeira vez editado em CD em 2005. Album com várias histórias mal contadas entre os representantes ingleses e editores portugueses depressa se transformou objecto de procura por parte dos fãs da banda de Vini Reilly. Gravado após a obra prima "LC" (5/5) e "Another Setting" (3/5), "Amigos em Portugal" abriu caminho a "Without Mercy" (4/5) com um estilo particularmente marcado pela melancolia e má sorte lusitana. A adquirir antes que desapareça do mercado uma vez que a edição é pequena e unica (4/5).