A mais produtiva e talentosa cantora desta década está de regresso. NELLIE McKAY parece ter abandonado a irreverencia que a caracteriza mas não. O tributo a Doris Day, "Normal As A Blueberry Pie", é um manifesto irrepreensível e desalinhado.
Não é preciso fazer muito barulho para ser um grande musico. NEIL HALSTEAD, mentor dos distintos MOJAVE 3, tem no seu segundo álbum a solo, "Oh! Mighty Engine", mais um marco brilhante na sua carreira.
São a mais fantástica pequena orquestra e regressam dia 27 de Outubro com o aguardado novo album "Splendor In The grass". E enquanto não chega ficamos com um excerto da ultima tournée.
Foi por um cliente, este sábado, que soube que WILLY DEVILLE faleceu no passado dia 7 de Agosto vitima de um cancro no pâncreas descoberto quando do tratamento à hepatite C. Nasceu nos EUA em 1950 e foi um dos mais importantes músicos nos últimos 30 anos apesar de todos os enganos e dificuldades por que passou. Despontou no movimento New Wave com os MINK DEVILLE quando nada o enquadrava na onda. Demasiado latino nas musicas, nas letras e nos credos cedo se diferenciou e obteve rapidamente o reconhecimento e algum (pouco) sucesso comercial com "Love & Emotion". A insustentabilidade da banda levou-o a iniciar a carreira a solo onde se destaca a participação e produção de Mark Knopfler no álbum "Miracle". Daí para a frente Paris foi a sua paixão e tudo o que gravou foi muito bom. Viveu de prazeres e mundos. Como todos secretamente desejamos.
Têem a inspiração dos Beach Boys, Beatles, Byrds e CSNY. O génio é deles. Intocável. O álbum de nome homónimo é irrepreensível. Melodias, harmonias e outras manias.
De França para nos encantar temos recentemente Berry (mais intimista) e EMILY LOIZEAU que lançou este ano o seu segundo trabalho. O primeiro, de 2006, já era aconselhável como se pode verificar no tema seleccionado.
Uma das grandes surpresas deste ano serão certamente os ELLE BELGA, duo originário das Asturias, Espanha. Fany Alavarez e Jose Luis Garcia revelam em "1971", gravado para a prestigiada Acuarela Discos, qualidade e bom gosto suficientes para ficarmos à espera de mais.
Depois do regresso de Regina Spektor voltamos a ter mais um momento genial da pop feminina com o segundo trabalho de A FINE FRENZY. "Bomb In A Birdcage" tem tudo o que se poderia esperar de Alison Sudol.