Mais uma de um dos meus preferidos, o genial HOWE GELB. "She Towers Above" faz farte do album "Por Vida", um tributo de vários artista a ALEJANDRO ESCOVEDO outro proscrito a merecer mais reconhecimento.
Perfeccionistas e elitistas, os germânicos PROPAGANDA atingiram o mega estatuto de verdadeiras estrelas logo na edição do primeiro álbum, o seminal "A Secret Wish" (1985). Seguiram-se as desavenças, separações e poucas gravações, algo desfasadas, em grupo e a solo. No entanto, canções como "Dr. Mabuse", "Duel" e "P-Machinery" tinham-se tornado clássicos de culto. Em 2004, Londres, os PROPAGANDA fizeram uma rara aparição num concerto de tributo a Trevor Horn. A banda original voltou a reunir por instantes que se tornaram imortais para quem ansiava rever Claudia Brucken juntar-se a Michael Mertens e Susanne Freitag.
Ele, DEAN WAREHAM, tinha sido o mentor dos injustamente ignorados GALAXIE 500. Mais tarde formaria os LUNA onde viria a admitir BRITTA PHILLIPS, peça fundamental dos melhores momentos da banda. Continuaram apenas em dueto com os nomes próprios. O primeiro album, "Avventura", agora motivo de reedição, nunca será um disco datado tal a qualidade emergente como se pode comprovar no video abaixo.
A inclassificável série "Erva" (Weeds) primou na segunda temporada por colocar um artista diferente em cada episódio a interpretar o genérico de entrada. A minha preferência recai, naturalmente, para REGINA SPEKTOR.
REGINA SPEKTOR - Little Boxes (generico de Weeds, Série 2, Episódio 10)
O tesouro mais bem guardado no Tennessee é Robinella, excepcional interprete de country / bluegrass / blues / jazz. É sem esforço que se vê os 27 minutos do video, misto de entrevista e canções. Intemporais.
Uma boa sugestão de prenda para o Natal que se aproxima é "Carried To Dust", o álbum que marca o regresso dos CALEXICO. Qualidade a montes, como de costume.
Nas sessões promocionais gravadas em casa, JOLIE HOLLAND, resolveu presentear os seus admiradores com um tema inédito. Pela qualidade das sobras dá para avaliar o nível de exigência da senhora na selecção dos temas para o ultimo álbum.
JOLIE HOLLAND - Tema inédito e sem título atribuído
A versão oficial do tema de abertura de "The Living And The Dead" com respectivo clip promocional. Tenho para mim que o melhor era JOLIE HOLLAND editar o álbum integral nas duas versões...
São discos como este, "The Living And The Dead", o novo de JOLIE HOLLAND que fazem de 2008 um ano musical verdadeiramente fabuloso. O regresso da menina que um dia colaborou com as BE GOOD TANYAS é, uma vez mais, imaculado. Acompanhada por Marc Ribot, habitual presença nos registos de TOM WAITS, Jolie continua a cantar com a intensidade e sotaque que poucas conseguem atingir.
JOLIE HOLLAND - Mexico City (sessão em casa da artista)
O homem, HOWE GELB, veste várias peles a solo e em projectos paralelos para poder debitar toda a sua veia criativa. Desta vez é a edição de "Provisions" pelos GIANT SAND, em mais um registo de grande nível, que nos faz ter a certeza que 2008 foi, sem duvida, um grande ano de musica!
Uma das bandas desta década que melhor encarna o antigo espírito do rock são os FIERY FURNACES cujo recente duplo álbum ao vivo já fiz referencia recentemente. Deixo mais um exemplo da qualidade deste duo absolutamente irresistível.
Os anos 80 foram pródigos em fenómenos no mundo da musica. A participação de TAWNY KAITEAN, a fabulosa modelo que seria esposa de David Coverdale durante 2 anos, em alguns telediscos dos WHITESNAKE entraram nas nossas memórias eternas e aumentaram substancialmente a popularidade da banda. Percebe-se...
Os THE TUBES são uma daquelas bandas cujos concertos são inesquecíveis. Banda neo punk rock em pleno nascimento do movimento new wave, tornou-se famosa pelos shows elaborados e algo hardcore para delírio dos presentes. Deixo um registo memorável de uma fase posterior e muito mais ligeira o que dá para imaginar como seria...antes.
A mais firme defensora feminina do progrock na ultima década tem sido LANA LANE. Adicionando uns pozinhos de rock FM e AOR fez com que a formula resultasse. As irmãs Wilson devem corar ao ouvi-la...