2007-05-01

FEMME FATALE

A história é antiga e digna de memória. Genevieve Waite, nascida na Africa do Sul em 1950, tornou-se actriz de sucesso nos circuitos underground de Paris, London, Los Angeles e Nova Iorque. Conheceu entre outros, Mick Jagger, Andy Warhol e John Phillips (mentor e compositor dos Mamas & Papas). Genevieve seria a terceira esposa deste.
Partilharam experiências e emoções na gravação do primeiro álbum da actriz. "Romance Is On The Rise" seria editado com o apoio da critica em Julho de 1974 mas, paradoxalmente, passou ao esquecimento devido a uma deficiente distribuição e à ausência de um verdadeiro hit.O álbum teve a primeira ressurreição em 1978 quando Paul Gambaccini editou o livro "Rock Critics Choice: The Top 200 Albuns" que reflectia a opinião de cerca de 50 conceituados críticos especializados. Na classificação, tão surpreendente quanto merecido, "Romance Is On The Rise" surgia em numero 98. Desde esse momento, passou a integrar a lista dos restritos e obscuros álbuns de culto.
Em 2004, a editora CHROME DREAMS edita pela primeira vez o album em CD com mais 4 faixas bonus reavivando "Romance". Produzida por John Phillips, Genevieve Waite, demonstra ser uma cantora invulgar e sem paralelo (a espaços só Victoria Williams, anos mais tarde) e ao longo de todo o album percorre uma pop-cabaret equilibrada e perfeita. Nas faixas extra sobressai o classico dos Velvet Underground, "Femme Fatale".
Genevieve Waite gravou ainda um segundo album, "Wolf King Of LA" que ainda hoje perdura algures nos arquivos da editora. Nunca chegou ao mercado. Há mulheres assim...