Saíram do Mexico e atrevassaram a fronteira com alguns sonhos no pensamento. Não esperavam a recepção verdadeiramente entusiasta que os norte-americanos tiveram aos seus concertos tranformando os seus discos em objectos de culto. RODRIGO Y GABRIELA são virtuosos da guitarra com paixão e sentimento.
Emilie Autumn surge no mundo da musica para atormentar um pouco mais a nata das compositoras actuais tipo Tori Amos, Regina Spektor, Fionna Apple, etc, etc. Mas vai um pouco mais longe e entra no gótico estilo Persephone. O seu album de estreia é uma obra prima e estará certamente entre os melhores do ano. Catalogada de "violinista anarquica", Emilie, não dá descanso à criativadade e imaginação ao longo de todo o disco variando a parte vocal entre o doce canto e o escuro e intenso grito gótico.
Dean Wareham e Britta Phillips encontraram-se nos LUNA e depois resolveram editar alguns albuns em dueto, férias tipo Chris & Carla dos WALKABOUT. DEAN & BRITTA voltaram com o seu pop sempre cativante no album "Back Numbers".
Eleni Mandell lançou em Fevereiro mais um álbum na sua produtiva carreira. "Miracle Of Five" mostra uma vez mais um compositora e interprete adulta a consumir sem reservas. Parece tudo muito básico e simples mas não é bem assim...
A história resume-se desta forma: Sophie Michalitsianos assina como SOL SEPPY e é responsável pelo melhor álbum de estreia de 2006. "The Bells Of 1 2" é absolutamente brilhante a que não é alheia a experiência de Sophie junto dos SPARKLEHORSE. Bem hajam. Ambos.
Oriundos de Sacramento, os californianos TESLA, deram nas vistas nos finais dos anos 80 com um estilo muito proprio e que foi caracterizado de pop-metal. Grandes musicos demonstraram ser quando, em 1990, gravaram "Five Man Acoustical Jam", uma versão unplugged dos seus melhores temas e mais algumas covers. Dezassete anos depois continua a ser bom ouvi-los.
Coloquei YOLANDA SOARES e o seu fantastico "Music Box" entre os melhores de 2006. Agora tenho o CD disponivel na Mau Genio pelo que se torna oportuno relembrar o cruzamento feliz que Yolanda conseguiu da musica classica com o fado. A capa é arte a envolver a musica. Como sempre deveria ser...
Enquanto os NIGHTWISH não saem da fase negra que os atacou irremediavelmente uma onda de bandas semelhantes proliferaram à procura do sucesso com a mesma receita. De entre todas os EPICA estão justamente na pole position para a sucessão do trono.
Enquanto não oiço o novo dos SPARKLEHORSE vou escutando "It's A Wonderful Life", album de 2001 e que continua uma pérola imune aos sinais dos tempos...
Casos raros existem em que a qualidade é tão elevada e se mantém eternamente nesse padrão que obriga ao respeito mesmo daqueles que não a entendem. Ute Lemper está por direito próprio nesse restrito grupo. Voz, presença e carreira invulgar vagueando no jazz, cabaret-opereta sempre passando com distinção. No ano de 2000, resolveu gravar um album pop com composições de Nick Cave, Elvis Costello, Divine Comedy, Philip Glass, Tom Waits & Scott Walker com arranjos dos Divine Comedy. O resultado teve o nome de "Punishing Kiss" e foi verdadeiramente sublime. Numa semana em que temos o álbum na Mau Génio escolho um dos temas mais expressivos como tributo a esta grande diva da sociedade moderna.
A imprensa especializada refere Sarah Vaughan, Nancy Wilson, Ella Fitzgerald e Dinah Washington para definir o seu estilo de canto. E de encanto, acrescento eu. Robin McKelle utiliza o som das big bands dos anos 40 adicionando-lhe arranjos ousados e orquestrações luxuosas. A que não falta até uma incursão aos domínios da salsa de Tito Puente...
Uma vez mais a insuperável NELLIE MCKAY que não pára de me surpreender. Nellie é uma activa defensora dos direitos dos animais tendo inclusive recebido alguns prémios pela sua postura. Este vídeo é dedicado a alguém que perdeu o cão na zona da Expo e percorreu o bairro até ás 4 da manhã até o encontrar. O Guga, bebé ainda, assustou-se, fugiu e horas depois apareceu. Final feliz.