2005-07-12

TESOUROS ESQUECIDOS (1) - FRANÇA

Na semana passada, passou-me pelas mãos o CD "Live, Paris by Night" dos TRUST e ouvi-o com intenso prazer. Excelente banda, grandes musicos, muita vitalidade e energia em palco.
Depois, corri às minhas prateleiras de CD's e seleccionei 3 albuns franceses que ouvi com o maior dos cuidados e mais surpreendido fiquei com a actualidade de qualquer um deles.
"Repression" dos TRUST, album de 1980, é um verdadeiro disco do melhor Hard-Rock. A primeira canção, "Antisocial", tornou-se um ícone da juventude de então. Estava-se no período pós-morte de Bon Scott, vocalista dos AC/DC, e pairava no ar quem podia manter o nivel. A resposta encontra-se neste album e em "Back in Black" dos AC/DC já com Brian Johnson. 25 anos depois só apetece continuar a ouvir. Bem alto!
"The No Comprendo", 1986, segundo album dos RITA MITSOUKO é uma verdadeira pérola de ritmo e irreverencia. A vocalista Catherine Ringer impõe o ritmo num frenesim aparentemente idiota e sem expressão absorvendo o melhor que a New Wave tinha para nos dar. Agora, o album ainda se ouve melhor. É um daqueles discos intemporais.
Voltamos a 1980. "Au Coeur de la Nuit" representa a explosão internacional dos TELEPHONE. Portugal não foi excepção e tive a sorte de os ir ver ao vivo no Tour deste mesmo album. Eu e o meu amigo Mário Rocha que era, na altura, grande fã da banda.
Rock directo, musculado, um pouco de New Wave, um pouco de Hard e um pouco de Punk. 3 minutos por canção, riffs faceis mas tudo muito bem construído. Tal como os TRUST para ouvir bem alto. E reflectir. Musica assim, para ouvir 25 anos depois, já não se faz...