2006-12-20

BALANÇO 2006: A MUSICA

Para os fans do canal RTP Memória vai ser difícil digerir que 2006 foi um ano de excelente musica. Mas a verdade é que a qualidade esteve presente e em quantidade. Todo o balanço é limitado ao universo do nosso conhecimento e este não foge à regra. Assim, limito-me a indicar os albuns, por ordem alfabética, que mais prazer me deram a ouvir de entre todos aqueles que pude ouvir no ano de 2006.

MUSICA ANGLO AMERICANA:
- ALEJANDRO ESCOVEDO: The Boxing Mirror
- BE GOOD TANYAS: Hello Love
- BEIRUT: Gulag Orkestar
- BETH ORTON: Comfort Of Strangers
- BONNIE BILLY PRINCE: The Letting Go
- CALIFONE: Roots & Crowns
- CANDI STATON: His Hands
- CAT POWER: The Greatest
- CERYS MATTHEWS: Never Said Goodbye
- EELS: Live At Town Hall
- FARIS NOURALLAH: Il Suo Cuore Di Transistor
- HAWKSLEY WORKMAN: Treeful Of Starling
- HEM: Funnel Cloud
- HEY NEGRITA: Buzz Above
- HOWE GELB: Sno Angel Like You
- JOANNA NEWSOM: Ys
- JOLIE HOLLAND: Springtime Can Kill You
- KILLS: No Wow
- LAST TOWN CHORUS: Wire Waltz
- LINDSEY BUCKINGHAM: Under The Skin
- MAGIC NUMBERS: Those The Brokes
- MY BRIGHTEST DIAMOND: Bring Me The Workhorse
- OLD CROW MEDICINE SHOW: Big Iron World
- PATRICIA BARBER: Mythologies
- REGINA SPEKTOR: Begin To Hope
- SHANNON MCNALLY: North American Ghost Music
- TOM PETTY: Highway Companion
- TRES CHICAS: Bloom, Red & The Ordinary Girl

MUSICA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA:
- A NAIFA: 3 Minutos Antes de a Maré Encher
- COUPLE COFFEE: Puro
- LEGENDARY TIGER MAN: Masquerade
- MARISA MONTE: Infinito Particular
- MARISA MONTE: Universo Ao Meu Redor
- STOWAWAYS: Huntclub
- YOLANDA SOARES: Music Box

CANAL HISTÓRIA:
- Edição primeira em CD da BANDA DO CASACO, album "Hoje Há Conquilhas Amanhã Não Sabemos" de 1977. Falta agora o "Contos da Barbearia"...
- O regresso dos COCK ROBIN com "I Dont Want To Save The World". Onde está Anna LaCazio perguntaram muitos durante anos. Pois bem, regressou...
- Pela primeira vez em CD as edições originais dos albuns "Boogie Motel" (1979), "Tight Shoes" (1980), "Girls To Chat & Boys To Bounce" (1981) e "In The Mood For Something Rude" (1982) dos antes quebrar que torcer FOGHAT.
- A edição em CD do album "Siren" (1977) de RONNIE SPECTOR.

2006-12-19

BALANÇO 2006: A LOJA

É difícil de expressar o contentamento por estarmos aqui a celebrar mais um ano de actividade a satisfazer os nossos clientes.
As dificuldades foram várias. O aumento do custo de vida implicando a diminuição do poder de compra deixando para trás artigos de consumo não essenciais, a proliferação de cópias ilegais e o facil acesso aos downloads fazem sempre mossa no normal funcionamento de uma loja como a nossa.
No entanto, a Mau Génio, encontrou o seu nicho de mercado. Clientes que gostam de ter os produtos originais e cultivam o gosto por eles. Clientes que gostam de ser atendidos com qualidade e tratados com respeito. Clientes que gostam de encontrar bons produtos numa boa relação preço / qualidade.
Apostámos ainda mais no vinil e nos livros com o intuito de podermos cativarmos mais algumas receitas de forma a sustentar os custos da loja e ajudar à sua manutenção e sobrevivência. A reacção dos clientes aos novos produtos foi positiva pelo que serão apostas a manter.
Ainda assim foi um ano diferente. O Paulo Silva e o Nuno Pinto partiram para outras aventuras profissionais pelo que, pela primeira vez, a Mau Génio teve ao serviço pessoal contratado. Após alguns ajustes iniciais, estamos a retomar a qualidade de atendimento e serviço a que sempre habituámos os nossos clientes. Ao Paulo e ao Nuno uma palavra de agradecimento e serão sempre dos nossos.
O futuro da Mau Génio depende agora da forma como os nossos clientes correspondam ao que esperam de nós. Não temos intenções de crescer nem de enriquecer. Apenas queremos poder continuar a prestar um bom serviço e que vos seja útil. Oxalá assim o pensem também.
Bem hajam e um bom ano de 2007 para todos.

2006-12-17

EU, WILL SHEFF

São de Austin e conseguem ser uma das mais obscuras bandas do mercado. Elogiados pela critica especializada e pelos fans que tornaram a banda num culto restrito, os OKKERVIL RIVER, percorrem sons que têm a imaginação de Andrew Bird, Calexico, Howe Gelb e a vitalidade de Wilco, Centro-Matic e de Lou Reed em "Transformer".

For Real - OKKERVIL RIVER (2005)

2006-12-16

ASAS DA LIBERDADE

Está cientificamente comprovado. Os pássaros antes de o serem foram Regina Spektor. Daí o seu apurado canto...

On The Radio - REGINA SPEKTOR

2006-12-13

CANTA E ENCANTA

Mais Regina Spektor. Agora uma faixa retirada do album "Soviet Kitsch" de 2005.


Us - REGINA SPEKTOR

2006-12-11

A CONDESSA RUSSA

Este é um daqueles filmes que nos ficam na memória. Superiormente dirigido, actores inrepreensíveis e um argumento com os ingredientes na medida certa: drama, trauma, experiência de vida, coragem e paixão. Sempre a paixão...

2006-12-10

A ULTIMA VALSA

São de Brooklyn e aquecem as noites por lá. Acabam de lançar o segundo album "Wire Waltz" e Megan Hickey canta como se o estivesse a fazer pela ultima vez. Fica o registo ao vivo de um dos temas do primeiro album da banda lançado em 2003.

Oregon - THE LAST TOWN CHORUS

2006-12-08

UM ANO DE BOA COLHEITA

Chegam ainda a tempo para a lista dos melhores do ano que em breve divulgarei. São de Chicago, chamam-se CALIFONE e tocam como poucos. "Roots and Crowns" é brilhante e vagueia entre o experimental album que Tom Waits nunca gravou e o mais obscuro blusey folk. Inclassificável.

Spider House - CALIFONE

CHOCOLATES REGINA

Regresso com a menina que tanto me tem encantado ultimamente. Melhor é impossivel...

Better - REGINA SPEKTOR

2006-12-07

OPERA PRIMA

Shara Worden é alma do projecto MY BRIGHTEST DIAMOND que surpreendeu o mercado musical com o album "Bring Me Workhorse" lançado directamente para a lista dos melhores do ano. Protegida de Sufjan Stevens, Shara, que estudou para cantora de ópera, apresenta uma base rítmica de bandas dos anos 80 (The Cure, Joy Division, Durutti Column. etc, etc) e uma vocalização moderna ao estilo Bjork suportada em envolventes ambientes sonoros.


Dragonfly - MY BRIGHTEST DIAMOND

2006-12-05

O REGRESSO DE LOREENA


Não gravava desde 1997, altura em que editou o album "Book Of Secrets". LOREENA McKENNITT regressa agora com "An Ancient Muse" para matar saudades a todos quantos esperavam por novas dela. Novidades não há. O trilho é o mesmo de sempre. Que bom, digo eu.


Caranvesarai - LOREENA McKENNITT

2006-12-04

PARTES-ME O CORAÇÃO, REGINA

Imaginem a melhor TORI AMOS, mais a melhor BJORK e ainda a melhor FIONA APPLE e terão como resultado a fenomenal REGINA SPEKTOR.
Nascida na Russia e crescida em pleno Bronx, fez o circuito duro de bars em NY tocando com bandas de nomeada até se ter lançado a solo. Poderosa na composição e irresistível no canto, REGINA SPEKTOR , gravou dois álbuns de partir o coração. O ultimo album, "Begin To Hope", arrisca-se a ser um dos melhores do corrente ano e abre com o tema aqui representado. O fim da guerra fria está plenamente justificado.


Fidelity - REGINA SPEKTOR

2006-12-03

MAIS UMA HIPOTESE PARA JACKPOT

Regresso aos MAGIC NUMBERS. Agora o primeiro vídeo do novíssimo segundo álbum. Recomendado por génios eventualmente maus...

"Take A Chance" - MAGIC NUMBERS (2006)

2006-12-02

O DIABO DOS SAPATOS

Mais um vídeo dos meus protegidos HEY NEGRITA. Desta vez um tema do primeiro album, "We Are Catfish" de 2005, que dedico a alguém meu amigo e que caíu hoje nas escadas do Nevada e deve ter ganho umas nódoas negras valentes. As melhoras Isa.

Devil In My Shoes - HEY NEGRITA